Início BTT/Ciclismo Pedalada Troia – Lagos 2023

Pedalada Troia – Lagos 2023

186
0
Um grupo de sócios que gostam de andar de bicicleta juntaram-se e organizaram uma pedalada de Troia a Lagos com o apoio do CSA. Depois de uns meses de preparação chegou o dia e hora marcada para o Tróia-Lagos em CicloBTT, a 21 de outubro. Uns de comboio e outros pedalando desde da Delegação, encontraram-se no cais do ferry de setubal/troia, às 08.00. Os cinco ciclistas e o homem do carro vassoura, apanhando o ferry das 08.30, chegaram a Troia e logo à saída da embarcação iniciaram a pedalada que os levaria no primeiro dia até Almograve. Sempre em ambiente de boa disposição os primeiros quilómetros foram feitos a bom ritmo, tendo a primeira paragem em Pinheiro da Cruz. Arranque e furo!!!
Com ajuda do carro vassoura o furo foi reparado e seguimos viagem.
Os planos iniciais foram adaptados à previsão de mau tempo, o que levou que esta primeira etapa fosse feita quase na sua totalidade por estrada e por ciclovias.
Paragem para almoço na doca de Sines para umas bifanas e imperiais.
Abastecimento feito e arranque para a segunda etapa do dia que nos levou de Sines a Almograve, já com um pouco de chuva ameaçando piorar. Felizmente não passou de ameaça e sem chuva podemos apreciar a beleza da costa vicentina entre São Torpes e Porto Covo.
Sem sobressaltos e à prevista chegamos a Almograve, para pernoite na Pousada da Juventude mas antes um merecido jantar e um serão a ver a Taça de Portugal porque nem só de ciclismo vive o homem!!!
Domingo, às 09.30 sob ameaça de temporal e depois de um farto pequeno-almoço, saímos para a segunda etapa que nos levaria a Lagos.
A primeira hora de pedaladas foi por trilhos da Costa Vicentina até à Zambujeira do Mar. Depois o Google Maps desviou-nos um pouco da rota prevista mas não deixou de ser trilhos bastantes interessantes para o BTT e mais um furo!
Mas a ameaça concretizou-se e a chuva apareceu em força. Voltamos à estrada e pedalamos até Aljezur para a primeira paragem do dia e almoço. Umas sandes comidas à pressa, reforço de roupa e seguimos viagem para não arrefecer.
Apesar do mau tempo, os últimos trinta quilómetros foram feitos sem sobressaltos ou sustos, sendo os dois últimos feitos já debaixo de sol que quase que dava para secar a roupa!!
Nestes dois dias de pedalada contamos com o apoio de João Lobato que conduziu a carrinha e que nos acompanhou durante todo o percurso e nos prestou todo o auxílio necessário. O nosso obrigado ao Lobato!!👏
O Grupo agradece também ao Clube todo o apoio prestado e que sem ele teria sido muito mais difícil concretizar esta aventura.👌👌