Futebol
EQUIPA DE FUTEBOL CSA – VETERANOS
A equipa de Futebol de Veteranos do CSA enquadra-se nos objetivos do Clube pela promoção da formação social, moral e intelectual através do melhor aproveitamento dos tempos livres que abrangem diversas iniciativas, incluindo as de carácter desportivo.
Foi neste contexto, aproximadamente no ano 1988, que um grupo de sócios amantes da prática desportiva de “Futebol 11” tomaram conhecimento da existência de várias equipas de veteranos que disputavam jogos entre si, mas que abrangiam uma particularidade… todos os jogos, para além das duas partes de cada jogo, também eram compostos por uma terceira parte. Durante a disputa das 1ª e 2ª partes discutia-se a supremacia no jogo, procurando naturalmente superar o adversário, mas na terceira parte as equipas reuniam-se para degustar uma refeição oferecida aos visitantes pela equipa da casa, partilhando um salutar convívio. Assim, esse grupo de sócios do CSA juntou-se para formar uma equipa possibilitando a participação desportiva do Clube nesta modalidade em vários pontos do país e que desta forma contribuiria para a cativação de sócios, divulgação do nome do Clube e, consequentemente, da Marinha.
Possuindo o CSA a valência de restaurante, foi desta forma assegurada a terceira parte, sendo os jogos realizados onde fosse possível, designadamente no campo do então Grupo n.º 1 de Escolas da Armada ou no campo da Escola Naval. No início da modalidade de “Futebol 11”, apenas foram realizados dois jogos, um fora e outro em casa, com a equipa de veteranos do Palmelense F.C. A presença do CSA nestes jogos foi notada e a simpatia da nossa equipa, bem como as condições do Clube para receber a equipa convidada, deu naturalmente aso ao aparecimento de contactos para marcação de outros jogos pois o número de equipas interessadas em conhecer o CSA foi aumentando.
Em 2009 surgiu a necessidade de estabelecer normas para esta atividade e foi elaborado o Regulamento Interno da Equipa CSA. A gestão da equipa passou a organizar vinte e um jogos por época, sendo metade deles realizados no campo do CEFA (considerada a nossa casa) com as respetivas duas partes, ocorrendo a terceira parte na Delegação do CSA.
A Equipa CSA tem um orçamento próprio baseado numa quota extra suportada pelos sócios jogadores e Coordenadores da Equipa e ao longo da sua existência foi angariando patrocínios que por três vezes asseguraram a aquisição de equipamentos.
A capacidade dos jogadores em conciliar os agendamentos desportivos da equipa em articulação com a necessidade de assegurar as exigentes missões inerentes à sua condição militar, assim como a vida familiar (pilar imprescindível neste conjunto), são fatores desafiantes que exigem muita disciplina e organização em simultâneo com a imensa vontade em disputar jogos de futebol. Todos os sócios, que reunindo as condições de articulação equipa/trabalho/família com a vontade em representar o CSA nesta modalidade desportiva, podem considerar vir a pertencer a esta equipa.
De referir o apoio que as diferentes direções do Clube do Sargento da Armada têm prestado à equipa, o valioso apoio da Marinha Portuguesa na cedência das instalações do CEFA, assim como o incentivo de todos os sócios que acompanham as suas prestações desportivas, porque “Um Clube Vivo é um Clube Participado”.