O 44º Encontro Nacional de Marinheiros, realizou-se em 14 de Setembro de 2024 com o comando da Associação de Marinheiros de Mangualde.
O Clube do Sargento da Armada e o Clube de Praças da Armada, organizaram uma excursão que levou os Sócios de ambos os Clubes ao Encontro.
Excursão esta que contou com o apoio da Marinha Portuguesa que através da Direção de Transportes forneceu o transporte e que se juntou a Associação de Submarinistas de Portugal e os Filhos da Escola de Abril de 71.
No dia 14 de Setembro às 0600 deu-se o arranque da Cova da Piedade para Mangualde e depois de pequenas paragens para embarque dos Camaradas a viagem decorrei por mar chão sem vagas de maior até Mangualde, onde se chegou a tempo do pequeno almoço e da missa na Ermida da Senhora do Castelo.
Seguiu-se a desterrar da placa alusiva aos Marinheiros de Mangualde pelo Sr. Almirante CEMA, Presidente da Câmara Municipal de Mangualde e do Presidente da Associação de Marinheiros de Mangualde. O apitar à faina pelo Mestre Nascimento assinou o fim da singela cerimónia e seguimos em caravana para a Quinta do Cisne onde fomos brindados com um verdadeiro banquete.
Depois do banquete tivemos a entrega das flamas nos estandartes dos Clubes e Associações participantes no evento, tendo-se seguido a votação nos candidatos para as futuras organizações e assim para 2025 será em Mértola.
Seguimos para o largo do Município de Mangualde para assistir à Banda da Armada que proporcionou uma excelente atuação para os mangualdenses num belo final de tarde.
O domingo foi o dia de regresso e com passagem pela vila do luso para almoço e visita a esta povoação termal do centro do país.
A viagem de regresso correu mais uma vez por mar calmo e sem sobressaltos.
O Clube do Sargento da Armada agradece à Marinha Portuguesa, em especial à Direção de Transportes pela colaboração no transporte que muito contribuiu para o sucesso desta iniciativa.
Agradece também a todos os Sócios, Camaradas e Amigos que nos acompanharam e ao Clube de Praças da Armada pela partilha na organização.