O Clube do Sargento da Armada celebrou no dia 22 de fevereiro de 2025, às 18 horas, celebrou o 50º aniversário.
A celebração contou com a presença dos seguintes convidados: do representante do Almirante CEMA, Comodoro Pereira Gonçalves, do representante do Presidente da Republica, Comandante Bismark de Melo, do Comandante da Base Naval de Lisboa, Comandante Pinto Correia, do Comandante das Escolas de Tecnologias Navais, Comandante Neves Correia, do Assessor do Chefe do Estado Maior da Armada, Sargento Mor Pinto Serrano, do Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Clube Militar Naval, Comandante Miguel Picoito, do Presidente da Direção do Clube Militar Naval, Comandante Santos Silva, do Presidente da Associação dos Deficientes das Forças Armadas, Coronel Clara Sousa, do Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação Nacional de Sargentos, Luis Bugalhão. do Presidente da Associação Nacional de Sargentos, Sargento Lima Coelho, do Presidente do Clube de Praças da Armada, Cabo-Mor Carlos Cardoso,do Presidente da Associação de Oficiais das Forças Armadas, Comandante Rodrigues Marques e do Sargento-mor Campos em representação da Direção de Transportes; do Presidente da Associação de Praças, Cabo mor Sopinha Amaral; do representante da Associação de Fuzileiros, Sargento-ajudante António Couto, do Presidente da Delegação de Fuzileiros do Algarve, Paulo Domingues, do representante da Associação de Modelismo de Almada, Senhor Filipe Ramires, do Presidente da Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, Vitor Agostinho e do sócio honorário, Senhor Manuel Maia, além dos sócios que responderam ao chamado, bem como dos antigos presidentes da direção e dos sócios galardoados com o emblema grau ouro e grau prata.
A cerimónia começou com um minuto de silêncio em honra dos sócios que já partiram.
Seguisse as boas vindas por parte do Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Rui Maricato, tendo este, passado a palavra ao Presidente da Direção.
Finda a intervenção do Presidente da Direção passou-se à intervenção de dois sócios que viveram o momento da fundação. Nestas intervenções, produzidas pelos sócios Jorge e Mendes, além do resumo histórico ainda falaram sobre a sua experiência na fundação do Clube.
Foi dada a palavra aos convidados e sócios, que estes aproveitaram para deixar lembranças e salienta-se a distinção oferecida pela Federação Portuguesa das Coletividades de Desporto Recreio e Cultura pelos cinquenta anos do CSA.
Chegou-se assim ao momento alto da cerimónia com a entrega do emblema grau prata e grau ouro, aos sócios que completam respectivamente 25 e 50 anos de filiação. Este momento da cerimónia fica registado na memória de todos os presentes a entrega do emblema ouro a um sócio com 100 anos!!!!!
Por fim, inaugurou-se a Sala Sargento Eduardo da Costa, o sargento esquecido, que foi o primeiro militar português morto em combate na Primeira Grande Guerra Mundial. Com a apresentação efetuada pelo sócio Conteiro, os presentes ficaram a conhecer a história deste sargento enfermeiro que morreu em combate enfrentando as tropas alemãs em Moçambique.
O Presidente da MAG deu por encerrada a cerimónia, agradecendo a presença de todos, convidando-os para o beberete.
De recordar os sócios e conforme anunciado na Assembleia Geral de Sócio de 2024, este momento marca o arranque das comemorações que se espalharão durante o ano de 2025 com momentos culturais onde se destaca a elaboração de uma medalha e a reedição do nosso livro, momentos desportivos que se salienta o Torneio de Futebol, o grande prémio de atletismo e um troféu de cicloBTT e variadíssimos momentos recreativos porque como escreveu Zeca Afonso “o que faz falta é animar a malta”!!
A todos os convidados e sócios presentes, a todos que contribuíram para esta festa, a Direção deixa o seu Bem Hajam!!!