A 5 de maio de 1984 era inaugurada a Delegação Nº1 do CSA no Feijó.
Aspiração dos Sócios da Margem Sul desde de que o CSA foi criado, um grupo de Sócios liderado por Manuel Fróis, angariaram as 400 assinaturas necessárias e submetem a proposta à direção da constituição da Delegação. A demora na concretização do projeto inicial leva a se reequacione e que se adapte às possibilidades do Clube e avançasse para a compra do edifício onde hoje a Delegação. Os Sócios chamados a contribuírem responderam afirmativamente com empréstimos, doações e mão de obra na adaptação das instalações às necessidades de um clube recreativo, cultural e desportivo.
Assim sucintamente contasse a história de como nasceu a Delegação nº1 à 40 anos que foram comemorados no domingo, dia 5 de maio de 2024.
A cerimónia contou com a presença do Comodoro Silva Pereira em representação de Sua Excelência o Sr. Almirante CEMA, do Presidente da Assembleia Municipal Ivan Gonçalves e da Sra Vereadora Francisca Parreira em representação da Excelentíssima Presidente da Câmara Municipal de Almada, tendo sido convidados a presidirem a cerimónia engrandecendo-a conjuntamente com o Coordenador António Dias.
De salientar também a presença do Sr. Comandante da ETNA, Comandante Neves Correia e do seu adjunto Sargento Mor Rosa da Silva que aceitando o convite muito honraram a Delegação.
Pela primeira vez também esteve presente um representante do Comando da PSP de Almada Sub Comissário Gonçalo e como vem sendo habitual o representante do Comando Territorial da GNR de Almada Sargento Márcio Alves.
Responderam afirmativamente também ao convite da Delegação os quatro Clubes Militares e a Associação de Fuzileiros, mais as três associações sócio-profissionais militares e sem esquecer a AMA e o CIRL.
Deu-se inicio à celebração com a homenagem aos Sócios falecidos com o Clarim a entoar o Toque de Silêncio, passando-se ao discurso do Coordenador, que salientou que já se fez muito, que muito ainda há para fazer e podem contar com a Comissão Administrativa para o fazer.
Foi dada a palavra ao presidente da direção que pediu um singelo agradecimento aos ex coordenadores e atual coordenador com uma salva de palmas.
De seguida usaram da palavra os convidados que deram os parabéns e o Sócio Honorário Manuel Maia fez uma referência à acção social que a Delegação tem para com Sócio sendo um exemplo de verdadeira camaradagem.
Convidado o poder local a intervir, o presidente da assembleia municipal referiu a necessidade de haver militares e a importância do Clube na transmissão dos valores militares à sociedade civil e a Sra Vereadora Francisca Parreira o bom exemplo da Delegação no associativismo de Almada.
Seguindo o protocolo foi convidado a proferir algumas palavras o Sr. Comodoro Silva Pereira que nos revelou que era com grande agrado que estava presente no aniversário pois 40 anos antes esteve presente na inauguração porque o seu Pai foi sargento e Sócio do Clube.
O momento cultural esteve a cargo do Quarteto de Sopros e do Coro Polifónico que deliciaram os presentes com as suas interpretações.
A cerimónia terminou com um excelente beberete proporcionado pela equipa de colaboradores liderada pelo Sar Machado.
A todos que contribuíram para este momento, a todos os presentes e convidados a Direção e a Comissão Administrativa agradecem o trabalho e a presença.
Viva a Delegação! Viva à Marinha Portuguesa! Viva Portugal!