No dia 28 de Abril de 2017, na Delegação, Feijó do CSA, foi apresentado o livro “Os Flechas”, a tropa secreta da PIDE/DGS, na guerra de Angola, seu autor Fernando Cavaleiro Ângelo.
Fernando Cavaleiro Ângelo, nasceu emCabo Verde, em janeiro de 1970, Oficial da Marinha Portuguesa no ativo, desempenha as funções de chefe da Divisão de Informações do Comando Naval e de director do Centro de Análise e Gestão de Dados Operacionais.
Desempenhou, anteriormente, diversas funções na área das informações militares, destacando-se o cargo de chefe da secção de África no NATO Intelligence Fusion Center. Possui o Master of Arts em Intelligence and Security Studies, pela Universidade de Salford, no Reino Unido.
Em 1967, seis anos depois do inicio da guerra em Angola, a PIDE/DGS começa a recrutar entre algumas etnias locais e dissidentes dos movimentos de guerrilha, com intenção de melhorar a capacidade de recolha de informações estratégicas, operacionais e táticas e desenvolver acções encobertas e clandestinas além-fronteiras. Deste recrutamento constituem-se os Flechas.
“Os Flechas”, a tropa secreta da PIDE/DGS, na guerra de Angola conta a história pouco conhecida desta força paramilitar. Constituída por bosquímanos que, perseguidos e escravizados ao longo de séculos pelos povos Banto, se aliaram aos portugueses no contexto da Guerra Colonial, os Flechas foram alargando progressivamente o seu espectro de acção, não só sob a alçada da PIDE, mas também em apoio às operações das Forças Armadas. Os seus conhecimentos do terreno e das populações autóctones, as suas qualidades como pisteiros e a sua grande resistência às condições ambientais locais foram de grande utilidade ao esforço de guerra portuguêsa.
Baseado em documentos e fontes históricas inéditos, nomeadamente no testemunho de Óscar descreve o impacto até agora desconhecido deta tropa secreta no contexto da guerra em Angola e no contexto internacional.